Formado em 1969 pelos irlandeses Phil Lynott (baixo e vocal), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra), o Thin Lizzy iniciou as suas atividades em Dublin, Irlanda, tocando em pequenos clubes e bares. O repertório variava entre covers e algumas composiçoes de Phil.
Em 1970 assinam com o selo Decca, onde lançam tres albuns e uma serie de compactos. Nos dois primeiros albuns, "Thin Lizzy" e "Shades of Blue Orphanage", o estilo ainda era centrado em uma mistura de Folk e Blues. No terceiro album, "Vagabonds of Western World", eles optaram por um som mais pesado. Conseguiram colocar nas paradas de sucesso os singles "Whiskey in the Jar" e "The Rocker". A banda começava, enfim, a ter sucesso.
Pulamos para 1973. Neste ano, Eric Bell deixa a banda e é substituido temporariamente por Gary Moore, amigo de muitos anos de Phil Lynott. Trocam o selo Decca pelo Vertigo. O escoces Brian Robbertson e o americano Scott Gorhan assumem as guitarras. O Thin Lizzy esta pronto para decolar.
Gravam "Nigh Life" (1974), "Fighting" (1975) e estouram para o mundo com o album "Jailbreak", em 1976. Seguem-se os albuns "Johnny the Fox" e "Bad Reputation", ambos de 1977. O Thin Lizzy ja era reconhecido como um super-grupo.
Em 1978 veio a consagraçao definitiva: foi lançado o album "Live and Dangerous", considerado ate hoje um dos melhores "ao vivo" de todos os tempos. Brian Robbertson deixa o grupo. Mais uma vez Gary Moore é chamado. Com esta formaçao gravam o album "Black Rose", em 1979. O sucesso continua.
O ano de 1980 chega e a banda começa a ter problemas. Phil Lynott começa a se afundar nas drogas. Gary Moore deixa a banda e é substituido por Snowy White, ex-sideman do Pink Floyd. Phil lança o album solo "Solo in Soho". O Thin Lizzy grava o album "Chinatown".
Lançam em 1981 o album "Renegade". Darren Wharton, que tocou como convidado no disco anterior, assume os teclados como efetivo. Snowy White deixa a banda.
Estamos em 1982. Phil Lynott lança mais um album solo, "The Phil Lynott Album". John Sykes, ex-Tyger of Pan Tang, assume uma das guitarras. Gravam o último album de estudio "Thunder and Lightning". Phil esta perdendo a luta para as drogas...
Em 1983 o Thin Lizzy faz a sua turnê de despedida com a participaçao dos membros anteriores, menos Snowy White. A turnê foi registrada no album "Live Life". O Thin Lizzy nao existe mais.
Phil Lynott ainda tenta continuar na ativa. Monta a banda Grand Slam, com o ex-baterista do Thin Lizzy, Brian Downey. O projeto não vai adiante. Em 1985, Phil e Gary Moore excursionam juntos. Phil está doente.
Em 04 de Janeiro de 1986, Philip Parris Lynott, negro, filho de pai brasileiro e mãe irlandesa, morre de complicaçães de saúde derivadas do uso contínuo de drogas pesadas. Para homenagear Phil Lynott, sua música e sua poesia, existe na Irlanda a Fundação Roisin Dubh (Black Rose, em gaélico), mantida por sua mãe Philomena Lynott. Anualmente, no dia da morte de Phil, 04 de Janeiro, acontece um espetáculo em sua homenagem, o "Vibe For Philo", com a presença de antigos membros do Thin Lizzy, bandas covers e convidados. Abaixo as duas músicas mais conhecidads do Thin Lizzy:
The Boys Are Back in Town
Wiskey on The Jar
OPINIÃO
Thin Lizzy é mais uma daquelas bandas ótimas, mas que hoje em dia pouca gente conhece ou ouve, vale a pena ouvir outras músicas dos caras. Ótimo Som!!!
SEJA PARCEIRO DA RÁDIO WULP
Galera, vamos lá, se você tem um blog ou site, seja parceiro da Rádio mais ROCK AND ROLL do universo.
CLIQUE AQUI E SEJA PARCEIRO DA RWULP
CLIQUE AQUI E SEJA PARCEIRO DA RWULP
Destaques
The Ocho Guitar Lessons: Detroit Rock City Solo
________________________________________________________
The Ocho Guitar Lessons: Beat It
Guia de Informações
1 - Por favor comente em nossos posts, o seu elogio, é a nossa motivação, portanto, COMENTE!
2- A maioria das vezes não botamos senha nos arquivos, se houver senha, ela estará vísivel no post.
3 - Algum link desativado ou problema em algum arquivo baixado?, contate-nos aqui, e veremos o que podemos fazer.
4 - Pedidos? Aqui
5 - Contribuições de links ou textos? Aqui
6 - Aos poucos nosso acervo vai crescendo, pra procurar, qualquer discografia, texto, matéria, video-aula, use a Ferramenta
de pesquisa, acima da playlist.
7 - Conheça os Servidores Hospedeiros Aqui
2- A maioria das vezes não botamos senha nos arquivos, se houver senha, ela estará vísivel no post.
3 - Algum link desativado ou problema em algum arquivo baixado?, contate-nos aqui, e veremos o que podemos fazer.
4 - Pedidos? Aqui
5 - Contribuições de links ou textos? Aqui
6 - Aos poucos nosso acervo vai crescendo, pra procurar, qualquer discografia, texto, matéria, video-aula, use a Ferramenta
de pesquisa, acima da playlist.
7 - Conheça os Servidores Hospedeiros Aqui
8 - Contato
28 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Não conheço a banda .. e pra ser bem sincera não gosto muito do estilo deles ...
Pra quem gosta é um prato cheio ... rsrrss
Abç.
Ótima sugestão!!!! Para quem nasceu quando isso tudo aí estava acontecendo é meio bad...
Obrigada pela visita, estou retribuindo. Volte sempre!
Tá aih um blog de rock decente...
cara é dificil achar algo assim hoje em dia..
mas da uma "ajeitada" no teu layout, ele ainda ta muito blogger...
www.degaragem.com
Bom , nitidamente não tem blog de rock melhor que o seu. parabens
Caaara, seu blog tá muito bom! É difícil encontrar blogs e sites bons sobre esse assunto, acredite, já procurei x.x E infelizmente... a música morre faz tempo, não? Visitarei mais vezes!
Ótima banda! Um som muito bom, e quando tem uma história assim, tempo de carreira, fica melhor ainda! Só vou procurar saber mais das letras, porque acho que a letra também é musica! Ótimo blog! Parabéns!!1 e valeu por passar sempre bandas boas!
abraço!
se der, da uma passada!
http://passestime.blogspot.com/
Lizzy é legal, me lembra um pouco o Cream, só que não tão bom...
É uma pena mesmo essa abnda ser tão pouco desconhecida...
na verdade eu mesmo fui descobrir ela por causa do Gary Moore.
Não sabia que o Philip tinha ascendencia brasileira, bem interessante saber.
É bom ler as vezes sobre a história das bandas... normalmente não me ligo muito nisso, prefiro ouvir, mas sempre aparece uma curiosidade pela história da banda quando você começa a gostar dela pra valer =)
Mais uma vez, parabens pelo blog!
os anos 80 fizeram mal a muitas bandas, tai um exemplo delas. :P
Postar um comentário
Comentários construtivos, são sempre bem-vindos!