Por Mariane Mattos
Sendo este o meu primeiro post, vou começar me apresentando: Meu nome é Mariane, tenho 18 anos, escuto rock n' roll e metal desde aproximadamente 13 anos. Como Iron Maiden foi a banda que mais me influenciou a apreciar tal estilo musical, começarei por ela.
Iron Maiden é uma banda de Heavy Metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, em Londres, sendo uma das principais integrantes do movimento New Wave of British Heavy Metal que, em poucas palavrasa, tinha a finalidade de manter acesa a chama do Heavy Metal, que na época, estava sendo deixado de lado devido ao Punk Rock.
O nome da banda, como a maioria já sabe, provém de um instrumento de tortura medieval chamado Donzela de Ferro.
Uma coisa que me chama atenção na música desses caras (além da parte instrumental, que é fantástica!) é a temática que eles abordam em cada letra.
As mais marcantes, pra mim, são Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), baseada no conto de Edgar Allan Poe, no qual dois amigos tentam desvendar o assassinato de mãe e filha em uma rua de Paris; e Rime of the Ancient Mariner (A Balada do Velho Marinheiro), baseada poema de Samuel Taylor Coleridge que fala sobre um navio que sofre uma maldição após um de seus marinheiros matar um Albatroz.
Além dessas, ainda há outras letras baseadas em filmes, livros, contos, poemas, maldições, etc.
Inicialmente, discos como Iron Maiden e Killers, com Paul D'ianno no vocal, tinham uma "pegada" mais Hardcore, mas sempre misturada com o Heavy Metal.
Os maiores clássicos vieram quando Bruce Dickinson substituiu Paul D'ianno e foi lançado o disco The Number of the Beast, no qual a influência Hardcore já tinha sido deixada de lado, mas ainda tinha velocidade nas guitarras.
Depois desse, outros clássicos foram lançados como Piece of Mind, Powerslave, Somewhere in Time, entre outros.Em 1993, o vocalista decidiu que sairia da banda para prosseguir com sua carreira solo e em 1995 é lançado o disco The X Factor já com o novo vocalista, Blaze Bayley.
Este gravou também o Virtual XI, mas em 1999 foi retirado da banda e Bruce Dickinson e Adrian Smith (que tinha saído na mesma época de Dickinson) voltarma ao Maiden.
Atualmente, conta com Steve Harris (baixo/teclado), Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Janick Gers (guitarra; desnecessária, na minha humilde opinião) e Nicko McBrain (bateria), fazendo um som único e criativo, mesmo após 30 anos de banda. O último disco lançado foi o A Matter of Life and Death (que eu ainda não escutei) e pelo visto mais coisa vem por aí em 2010.
_________________________________________________________
Mariane Mattos